Criar uma Loja Virtual Grátis

NOTICIAS DO CONCEL/MT

NOTICIAS DO CONCEL/MT

Alcance da tarifa Baixa Renda pode crescer 70% em MT
Redação 24 Horas News

Já estão valendo as novas regras definidas pelo Governo Federal para o enquadramento de consumidores na Tarifa Social de Energia Elétrica, conhecida como Baixa Renda. Elas foram definidas pela lei 12.212, de 20/01/2010, e regulamentadas pela Resolução 407/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em julho do ano passado. A nova legislação determina que a concessão do benefício seja com base exclusivamente na renda familiar - e não mais no consumo de energia elétrica. A principal alteração determinada pelo governo é a exigência da inscrição do consumidor no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e renda familiar mensal per capita que não ultrapasse meio salário mínimo. Por isso, quem já tinha o benefício em Mato Grosso precisa procurar a Cemat e se recadastrar com urgência para não ser excluído. Como não há mais exigências relacionadas ao consumo e ao tipo de ligação do cliente, a previsão do Ministério de Minas e Energia é que o benefício se estenda a 22,5 milhões de famílias em todo o país, um incremento de 15% em relação ao número atual. Em Mato Grosso, o benefício pode ser ampliado em quase 70%. Essa estimativa é feita comparando-se o número de clientes beneficiados atualmente pela tarifa (157.357), ao número de famílias mato-grossenses que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo (267.351).

As novas regras do governo visam corrigir uma distorção que o antigo critério permitia: o caso de pessoas que possuíam casas de veraneio, por exemplo, cujo consumo médio mensal ficava abaixo dos 80KWh - e acabavam enquadradas automaticamente na tarifa social. Enquanto isso, famílias que necessitavam do benefício eram excluídas por morar em imóveis com ligação bifásica e não monofásica. Os descontos na tarifa são progressivos: 65% para a parcela de consumo até 30kWh/mês, 40% para a parcela entre 31 e 100 kWh/mês e 10% de abatimento para a parcela entre 101 e 220 kWh/mês. Não há desconto para a parcela de consumo que ultrapassa os 220 kWh no mês. Recadastramento - Os clientes atualmente enquadrados na Tarifa Social devem procurar a Cemat para se recadastrar - caso contrário, perderão o benefício. Isso porque muitos consumidores eram enquadrados como baixa renda automaticamente (com consumo até 80 kWh) ou por meio de uma auto-declaração de renda (com consumo de 81 a 220 kWh). Como agora a principal regra a ser observada é a inscrição do consumidor no CadÚnico, aqueles que não possuírem essa inscrição deixam de ter o direito à Tarifa Social.

O Governo Federal estipulou prazos para o recadastramento dos consumidores. Essa informação está sendo divulgada mensalmente nas contas de energia dos beneficiários desde outubro de 2010. Além disso, a empresa tomou as seguintes atitudes para que a informação chegasse aos consumidores:
- Informou ao Procon-MT sobre as determinações da Aneel;
- Informou as novas regras ao Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Mato Grosso (Concel);
- Está enviando cartas para todos os consumidores que correm o risco de perder o benefício no Estado;
- Promoverá mutirões para atendimento e recadastramento em Cuiabá, a partir do dia 12 de fevereiro;
- Está levando a informação aos meios de comunicação de massa de Mato Grosso.

Para se recadastrar, o cliente deve procurar uma das 54 lojas da Cemat com atendimento presencial no Estado, levando cópia do documento de identificação oficial com foto, CPF, Número de Identificação Social (NIS) ou número do benefício, caso receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Prazos - Os clientes que consomem entre 81 e 220 kWh (Resolução Aneel 485/2002) devem se recadastrar até o dia 1º de março de 2011. Já os clientes que consomem até 80kWh por mês (Resolução Aneel 246/2002) e que eram automaticamente incluídos na tarifa têm prazos diferenciados para fazer o recadastramento.

Pontes e Lacerda recebe reunião do Concel nesta quinta-feira - 03/03/2011

Localizada na região sudoeste de Mato Grosso, a cidade de Pontes e Lacerda (450 km de Cuiabá) recebe a reunião do Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica de Mato Grosso (Concel/MT) nesta quinta-feira (03) de Março/2011. O encontro, que será realizado na Câmara Municipal, a partir das 19h30, é um espaço para a população opinar sobre as atividades desenvolvidas pelo setor elétrico mato-grossense e sobre o serviço oferecido pela Cemat.

Os consumidores também podem aproveitar a reunião para tirar dúvidas e obter orientações. Uma das funções do Concel é a atuação na defesa do consumidor. Por isso, as reuniões contam com a participação de representantes das classes tarifárias de energia elétrica, autoridades locais, empresários, líderes comunitários, sindicatos, associações comerciais e do próprio órgão de defesa do consumidor. De caráter consultivo, o Concel é formado por representantes das principais classes tarifárias e sua criação cabe às distribuidoras. A atuação do Conselho é voltada à orientação, análise e avaliação das questões ligadas ao fornecimento, tarifas e adequação dos serviços prestados ao consumidor final.
Fazem parte do Concel/MT representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Poder Público, Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairro (Femab), Procon e Cemat. Atualmente o Conselho é presidido por Marco Antônio Guimarães Jouan, da Fecomércio.

Evento: Reunião do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Mato Grosso em Pontes e Lacerda

Data: 03/03/2011 - Horário: 19h30 - Local: Câmara Municipal de Pontes e Lacerda (Avenida Minas Gerais, sem número, esquina com a Rua Goiás) - Informações: (65) 3316 5405/ conselho.cemat@redenergia.com
 
Concel se reúne hoje em Várzea Grande - 03/02/2011
Gazetadigital
O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Mato Grosso (Concel/MT) volta a se reunir nesta quinta-feira (03) de Fevereiro/2011, às 19h30. Dessa vez, o encontro será realizado na Escola Mário Antunes de Almeida, no bairro Jardim União, em Várzea Grande. Será mais uma oportunidade para que os consumidores tirem suas dúvidas e opinem sobre as atividades desenvolvidas pelo setor elétrico mato-grossense, especialmente sobre o serviço oferecido pela Cemat. De caráter consultivo, o Concel é formado por representantes das principais classes tarifárias e sua criação é responsabilidade das distribuidoras de energia elétrica. A atuação do Conselho é voltada à orientação, análise e avaliação das questões ligadas ao fornecimento, tarifas e adequação dos serviços prestados ao consumidor final.
Segundo o secretário-executivo do Conselho, Aelcio Bento Conceição Junior, as reuniões são um espaço para que a comunidade exponha as suas opiniões e faça valer os seus direitos. "Esperamos que a população aproveite esta oportunidade e compareça à reunião, porque o encontro serve para que o consumidor conheça os seus direitos em relação ao serviço de energia elétrica", afirmou. As reuniões contam ainda com a participação de representantes do Procon e da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (AGER/MT).

Rondonópolis recebe reunião do Concel nesta sexta-feira - 05/11/2010
05/11/2010 - População é convidada para participar do encontro e opinar sobre a atuação da Cemat

O Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Mato Grosso (Concel/MT) promove sua 7ª reunião extraordinária nesta sexta-feira (05), em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá). O encontro é uma oportunidade para que a população local acompanhe as atividades desenvolvidas pelo setor elétrico em Mato Grosso e apresente as demandas do município. A reunião terá início às 19h30, no Serras Hotel, localizado na Avenida Presidente Médici, 3656, bairro Cidade Salmen.

Rondonópolis é a principal cidade da região sul de Mato Grosso, com aproximadamente 180 mil habitantes. O município é cortado pelas rodovias federais BR 163 e BR 364, as mais importantes vias de escoamento da produção agrícola do estado. Esta localização estratégica fez com que Rondonópolis se consolidasse como um pólo industrial da região Centro-Oeste.